terça-feira, 8 de janeiro de 2013

S.O.S Verão

30 DICAS PARA ARRASAR NA PRAIA.
É preciso muita segurança e auto-estima para encarar biquínis micros, vestidinhos colantes, decotes reveladores e muita cara lavada e cabelo soltão. 


E aí, dá para se garantir? Caso a resposta seja negativa, não se desespere, é possível colocar ordem na casa com força de vontade e determinação. Veja 30 dicas de beleza para ficar arrasadora no verão. 

Rosto
Inclua três passos para deixar seu rosto saudável e jovem: limpar, tonificar e hidratar. Adote essa rotina simples de manhã e à noite, com uma diferença: de manhã, você aplica hidratante com filtro e, à noite, renova com cremes à base de alfa-hidroxiácidos. 

Mantenha olhos e boca bem cuidados: afinal, a tendência é eles sofrerem muito com os abusos. Comece usando produtos para a área dos olhos de manhã e à noite. Eles suavizam olheiras e rugas, além de deixar a pele hidratada. Vale também adotar óculos escuros com fator de proteção solar (FPS). Em relação à boca, mantenha os lábios hidratados e prefira batom e gloss também com proteção contra os raios nocivos do sol. 

Invista na gommage facial uma vez por semana: há cosméticos com essa finalidade, mas você também pode providenciar uma receita caseira simples, misturando sal marinho com creme hidratante. O ritual vai remover células mortas e impurezas acumuladas na superfície e deixar a face lisinha para a ação dos cremes. 

Faça limpeza de pele sempre que necessário: cravinhos espalhados pela testa, nariz e queixo conferem um aspecto de desleixo. Nem pense em se arriscar na "espremeção" caseira, procure serviços de bons profissionais em clínicas estéticas ou dermatológicas. 

Não saia de casa sem filtro solar: use fator de proteção (FPS) no mínimo 30 para o rosto e 15 para o corpo. Se quer ir tonalizando a pele do rosto também aos poucos, aplique auto-bronzeador facial seguindo rigorosamente as instruções da embalagem para não ganhar manchas. Mas, o uso de um produto não inviabiliza o emprego do outro. 

Corpo
Ingira líquidos diariamente: beba, no mínimo, 1,5 litro de água filtrada ou mineral por dia. Ela é essencial para o bom funcionamento geral do organismo, ajudando em funções vitais como o controle da temperatura corporal.

Mude seus hábitos alimentares: procure reduzir ao máximo a ingestão de itens engordativos e com calorias vazias, sem valor nutricional. Habitue-se a comer alimentos saudáveis, como frutas, legumes, verduras, carnes magras, peixe branco, frango sem pele e soja. Fontes de cálcio auxiliam no emagrecimento, segundo apontam estudos recentes. Ingerir uma salada antes do prato principal gera saciedade e faz comer menos. Como último recurso, se precisar, freqüente um grupo de emagrecimento ou consulte um nutricionista. 

Recheie o cardápio com alimentos ricos em betacaroteno: ele acelera a síntese de vitamina A, que auxilia na produção de melanina, pigmento que dá cor à pele. Em outras palavras, faz a epiderme ganhar uma corzinha mais rapidamente. Mas, preste atenção: não é para dispensar o filtro solar, ok? 

Troque o jantar por uma refeição líquida: o mais recomendado é que você consuma um prato de sopa de legumes e verduras. Porém, preste muita atenção para não consumir sal ou molho shoyo em exagero, já que esses temperos ajudam a reter líquido no corpo. 

Fracione e valorize cada refeição: você precisa comer para emagrecer. Isso significa fracionar ao máximo as refeições, incluindo desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Em todas essas ocasiões, você vai se servir de pouca comida e com itens leves e saudáveis. 

Inclua no cardápio frutas diuréticas: além de nutritivas, elas trazem outras vantagens como o melhor funcionamento do intestino e a eliminação de líquidos. Ameixa, morango, pêra e maçã com casca, por exemplo, possuem propriedades laxantes e são pouco calóricas. 

Contrate um personal trainer: pelo menos por esses dois meses de trabalho, de novembro a dezembro, período em que quer focar sua preparação para o verão. Ele irá analisar cada problema do seu corpo e elaborar uma planilha que contemple os entraves e leve em conta suas necessidades e seus objetivos. 

Mude a rotina para queimar calorias: acostume-se a andar a pé o máximo que puder. Caminhar ajuda a afinar a silhueta enquanto lhe proporciona a chance de refletir sobre seus problemas. 

Experimente uma atividade física nova: pode ser na academia ou fora dela, não importa. Isso vai dar um pique extra para mexer seu corpo. Dica: aulas de dança, como as de salão, são lúdicas, divertidas e queimam um batalhão de calorias de uma só vez. 

Intensifique os exercícios: se já está malhando, veja se não é o caso de adquirir um treino específico para deixar seu corpo tinindo em pouco tempo. Caso seja sedentária, saia já desse marasmo. 

Freqüente uma clínica de estética: uma boa série de intervenções contra celulite, flacidez, gordura localizada e estrias pode dar aquela força extra. O sucesso desse investimento será tanto maior se, paralelamente, você estiver cuidando da alimentação e malhando com regularidade. Algumas informações para pensar: cremes anticelulite, com cafeína e chá verde, melhoram a aparência da epiderme e, de fato, minimizam o aspecto casca de laranja; a drenagem linfática, dependendo do metabolismo, reduz medidas em até 8 cm; simples sessões de ultra-som ou massagens lipolíticas combatem gordura localizada e celulite. 

Hidrate a pele do corpo: para começar, escolha produtos específicos para seu tipo de pele. As normais pedem fórmulas leves, com mais água e menos óleo, enquanto as secas se dão bem com as à base de óleo ou uréia, que impedem a descamação. Já as mistas requerem formulações em gel ou gel-creme, suaves e facilmente absorvidas. 

Transforme o banho em uma massagem: para fazer isso, basta uma esponja e disposição. Despeje sobre ela sabonete líquido (ou esfregue a versão em barra mesmo, se não tiver) e massageie no corpo todo, com movimentos circulares e ascendentes. Isso irá remover as células mortas e ativar a circulação sangüínea. Peles sensíveis ou ressecadas pedem esponjas de celulose, enquanto as oleosas vão bem com as vegetais. Quantas vezes por semana? Duas ou três. 

Exfolie o corpo uma vez por semana: use um produto especial, que contém grânulos capazes de promover uma massagem vigorosa na superfície da pele. Esse processo traz alguns benefícios, como a renovação das células e a preparação da epiderme para os cosméticos que serão aplicados depois. O melhor horário para a gommage é após o banho, quando os poros estão mais abertos por causa do vapor do chuveiro. 

Lance mão de auto-bronzeadores: eles tingem a pele com uma substância química especial chamada dihidroxiacetona (DHA). Alguns apresentam formulação em spray, com textura seca que adere à superfície facilmente. Se começar a usá-los agora, imagine a cor dourada que você terá adquirido daqui a alguns meses. Mas lembre-se de proteger as mãos com luva durante a aplicação. 

Clareie pêlos de pernas e braços: para fazer o banho de lua, misture uma colher (sopa) de pó descolorante com duas colheres (sopa) de água oxigenada 30 volumes. Espalhe na região a ser descolorida e deixe agir por 15 minutos. 

Escolha os métodos de depilação que mais gosta: a com cera é bem prático, sendo a fria mais indicada para pernas e a quente para virilhas, axilas, braços e buço. Quem tem pele sensível ou tendência a encravamento deve ficar com a boa e velha lâmina mesmo. Os cremes depilatórios funcionam bem, mas antes faça teste de contato para saber se você não tem alergia. Outra boa alternativa são os depiladores elétricos, especialmente para quem apresenta fios finos e ralos. Agora, para impedir que encravem, os truques são exfoliar durante o banho e manter a pele bem hidratada. 

Não descuide de mãos e pés: em geral, eles ficam relegados a décimo plano, e isso é um erro, pois estão sempre sendo expostos ou exigidos. Mantenhas suas unhas feitas e peça à manicure para fortalecê-las com cosméticos e esmaltes especiais. Deixe um potinho com creme para mãos por perto e, sempre que sentir que estão secas, aplique o produto. Em relação aos pés, massageie e hidrate pelo menos uma vez ao dia, após o banho. Semanalmente, passe pedra-pomes nas solas e nas laterais. 

Dê atenção redobrada a joelhos e cotovelos: eles são naturalmente mais ressecados e têm a pele grossa. Faça uma exfoliação caseira uma vez por semana e hidrate-os diariamente. Nas áreas com tendência à foliculite (braços, culotes e laterais do bumbum), aja com a mesma dupla de ataque: exfoliação e hidratação. 

Programe seu dia de princesa em casa: exatamente isso, e pelo menos uma vez por mês. A escolha da "atividade", que pode ter fins estéticos ou não, fica a seu critério: pode ser uma simples meditação, uma massagem feita por profissional ou um banho de banheira megarelaxante. O que vale é recarregar as baterias e se conscientizar da importância que tem no mundo. 

Cabelos
Aposte num corte bacana: isso mesmo, nada de se ligar em modismos. Procure seu profissional de confiança e peça que ele crie algo de acordo com seu rosto, jeito e personalidade. Se a coragem for grande, confie suas madeixas para uma mudança bem radical. Será ótimo surpreender os amigos depois. Mas lembre-se de que a estação mais quente do ano vem aí e, por isso, você precisa de um corte prático, fresco, leve e bem natural. As variações do chanel são sempre interessantes, assim como brincar com simetrias e camadas em longos, semi-longos e franjas. 

Adquira uma cor bonita: as mechas e luzes têm tudo a ver com a ocasião, então, se você sempre quis clarear as melenas, aproveite, é a hora certa. Nesse momento é imprescindível procurar um colorista competente, para que analise a tonalidade que fica bem em você. Se a base é muito castanha, por exemplo, loiros platinados vão dar um aspecto artificial ao look. Para acertar nessa difícil alquimia, só tendo anos de estrada. Vale lembrar que muitas tinturas hoje possuem ingredientes protetores e hidratantes e, por isso, não danificam tanto os cabelos. 

Faça hidratação semanal em casa: esse cuidado é fundamental para seus cabelos adquirem força, brilho e estrutura para suportar as agressões típicas do verão, sol, vento, água do mar e da piscina, presilhas e desbotamento. Se você costumava hidratar uma vez a cada 15 dias, diminua o intervalo para sete dias. Use produtos próprios para este fim, de boa qualidade, que hoje em dia não exigem muito tempo (a maioria age entre 3 e 5 minutos). Anote alguns bons ingredientes que ajudam na reconstrução capilar: queratina, aminoácidos, D-pantenol, proteínas hidrolisadas, oligoelementos e extratos botânicos. 

Se presenteie com um tratamento poderoso: na impossibilidade de fazer um por mês, pelo menos se dê uma sessão até o final de dezembro. Há vários tratamentos interessantes e potentes, para diferentes finalidades, desde máscaras reconstrutoras até técnicas que utilizam raios laser (hidratação de estabilização a laser), além de nanoqueratinização e cauterização molecular com vitamina C. Enfim, é só ter acesso ao "cardápio" do seu salão e escolher o método que mais supre suas necessidades. 

Aprenda penteados estilosos: peça ajuda aos cabeleireiros, empreenda testes na frente do espelho. Dedique-se a virar, pelo menos minimamente, sua própria hair stylist, inventando moda em relação às madeixas. Rabos de cavalo, tranças, coques - todos esses penteados, se bem-feitos, dão um ar chique, novo, fresco, bem a cara do verão. Mas nada de fazer o tipo arrumadinho, o caminho é soltar a mão para que fiquem displicentes, casuais, com um ar de rebeldia. Mais sensual, impossível. 
Postar um comentário